Cárie Dentária: Tudo sobre esse problema

Cárie Dentária:

É muito comum chegar pacientes ao nosso consultório, na Archetti Odontologia – clínica de dentistas em Pato Branco, com cárie dentária. Sendo que muitos deles sabem apenas que as cáries são “pontinhos pretos” nos dentes, sem saber de fato o que são e como ocorrem. Por isso, nesse post vamos explicar para vocês essas questões.

O que são cáries dentárias e como ocorrem:

A formação da cárie dentária ocorre pelo seguinte processo: na flora bucal, naturalmente há presença de bactérias já que se trata de uma mucosa. Por isso uma higiene bucal caprichada é fundamental, já que quando os dentes não são escovados corretamente os restos de alimentos se acumulam. Consequentemente, esse acúmulo faz com que as bactérias fiquem aderidas ao dente formando a placa bacteriana. Com isso, as bactérias transformam os restos de alimentos em ácidos, que acabam corroendo os tecidos do dente.

O nosso dentista em Pato Branco, Dr. Felipe Archetti, preparou um vídeo bem legal sobre o assunto, veja aqui.

Tipos de cáries dentárias:

• cárie coronária: ocorre em crianças e adultos devido a eliminação da placa bacteriana. É localizada na parte externa e plana do dente, onde ocorre a mastigação ou entre os dentes;
  • cárie radicular: ocorre em adultos e idosos, é localizada sobre a superfície das raízes do dente, devido a retração gengival que deixa essa parte exposta;
  • cárie recorrente: ocorre em volta das restaurações existentes, já que essas áreas tendem a acumular a placa bacteriana.

Sintomas de Cárie Dentária:

• dor de dente
  • dor ao mastigar
  • sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces
  • buracos visíveis na superfície do dente
  • coloração escurecida em todo o dente

No entanto, só o seu cirurgião dentista pode te falar com certeza se o que você tem é cárie realmente. E lembrando que nem toda cárie causa dor.

Se você está sentindo algum desses sintomas agende um horário com o Dr. Felipe ou a Dra. Simone Archetti para nossa clínica de dentista em Pato Branco.

Tratamento para cáries:

Se não tratada a carie só tende a aumentar, caso atinja níveis mais profundos do dente deverá ser realizado tratamento de canal. Caso contrário, a aplicação de selantes ou restaurações resolverá o problema. No entanto, tudo depende do estado em que a carie se encontra, aqui na Archetti Odontologia – dentistas em pato branco – sempre enfatizamos isso aos nossos pacientes. Cada caso é um caso e cada paciente é único, então só quem pode dizer o tratamento com precisão é o cirurgião dentista.

Prevenção da Cárie Dentária:
  • higiene bucal: escovar e usar o fio dental diariamente, pelo menos 3 vezes ao dia e se possível a cada refeição
  • evitar o consumo de alimentos e bebidas com muito açúcar (doces, refrigerantes)
  • utilizar enxaguante bucal antibacteriano
  • realizar limpeza de dentes em consultórios de 6 em 6 meses

A melhor forma de prevenção é realmente uma boa higiene bucal. Dessa forma, caprichar na escovação, escovando os dentes com cuidado, sem muita força, com movimentos de baixo para cima nos dentes inferiores e de cima para baixo nos superiores. Além disso, utilizar o fio dental da maneira correta, inserindo o fio com cuidado e limpando o dente com movimentos suaves e pegando toda a superfície do dente. Desse modo, dedicar alguns minutos para essa atividade irá ajudar a prevenir os dentes da carie e garantir sua saúde bucal em dia. Isso porque a carie é apenas um dos problemas causados também pela má higiene bucal.