Gengivite e problemas gengivais: O que fazer?

Gengivite

Problemas como a gengivite começam bem antes do que imaginamos. Por exemplo, sabe aquele sangue que sai da gengiva quando passamos o fio dental? Isso já é um sinal de que algo não vai bem com nossa gengiva. Com isso possivelmente ela já está inflamada, sendo que esse estágio inicial é a famosa Gengivite.

Logo nesse primeiro estágio, normalmente nossos dentistas em Pato Branco orientam que o paciente faça uma profilaxia, a limpeza dental, no consultório. Dessa forma o tártaro e a placa bacteriana são eliminados de modo a não machucar mais a gengiva. Nesse sentido vale ressaltar que esses problemas gengivais são causados pelas bactérias que vivem na boca.

Além disso, se essa inflamação já estiver mais avançada e/ou não for tratada com o tempo se tornará um problema periodontal. Em suma, a Periodontite é uma doença mais severa que a gengivite e pode agredir até o osso que dá suporte ao dente. Sendo que seus estágios de gravidade, do menos grave para o mais grave são: gengivite, periodontite e periodontite avançada.

Ademais, na periodontite avançada o grau da doença é mais severo. Sendo o estágio em que as fibras e osso já estão destruídos, causando assim a mobilidade dos dentes.

Assista aqui um vídeo do Dr. Ubiratan Archetti explicando tudo sobre problemas gengivais.

Sintomas dos problemas gengivais:

• Gengivas avermelhadas, inchadas ou moles;
  • Sangramento na escovação ou com o uso do fio dental;
  • Dentes com recessão gengival;
  • Gengivas que parecem estar afastadas dos seus dentes;
  • Alterações no posicionamento dos dentes quando se dá uma mordida;
  • Líquido que sai de entre os dentes e gengivas;
  • Mau hálito constante;
  • Sensibilidade;
  • Presença de tártaro nos dentes.

Tratamento para gengivite:

Se seu estágio for inicial ao melhorar os hábitos de higiene bucal, como escovação correta e uso do fio dental diariamente e após as refeições, a situação já é resolvida naturalmente. Contudo, se isso não resolver é indicado a profilaxia realizada em consultório médico.

Além disso, se seus sintomas forem dos estágios mais avançados o dentista provavelmente recomendará algum tipo de procedimento para melhorar a situação dos dentes.

Como prevenir a gengivite?

• boa escovação, diariamente e após cada refeição – com escova de dente de cerdas macias e uso de fio dental que desliza fácil na superfície dos dentes;
  • visitas periódicas ao dentista para avaliação e profilaxia;
  • utilizar creme dentais e enxaguantes antibacterianos para prevenir o acúmulo da placa bacteriana;
  • evitar o uso de cigarros e outras drogas;
  • alimentação adequada.

Caso tenha uma dúvida nos envie nas redes sociais. Além disso, sempre postamos casos clínicos de nossos dentistas em Pato Branco – PR para informar nossos pacientes: