Higiene bucal: cuidando da saúde com escova e fio dental

Higiene bucal

Parece bobagem, mas muitas pessoas vem a Archetti Odontologia – nossa clínica de dentista em Pato Branco, com práticas e ideias de higiene bucal prejudiciais. Dessa forma, para auxiliar você preparamos essas dicas.

Escova de dente na Higiene Bucal:

• Qual escova usar?

Atualmente nos mercados e farmácias há inúmeros tipos, tamanhos e formas de escovas dentais e isso dificulta e confunde na hora da escolha da escova ideal. Entretanto, como afirma a Dra. Simone Archetti – dentista em Pato Branco – as escovas devem ser de cerdas macias pois são mais eficientes para remover a placa bacteriana e resíduos alimentares, além de não agredirem a gengiva. Dessa forma, quanto menor for a cabeça da escova melhor, pois desta forma pode se alcançar com mais facilidade todas as áreas dos dentes.

• Cuidados com a escova dental:

O ideal é trocar a escova de dois a três meses ou quando as cerdas já estiverem desgastadas. Além disso, outro fator importante é trocar de escova depois de um gripe ou infecção de garganta como medida preventiva pois os germes e bactérias ficam alojadas às cerdas. Nesse mesmo sentido, as escovas estão sujeitas a serem meios de cultura de germes, fungos e bactérias. Então para evitar que sua escova seja alvo , siga essas instruções :

• Primeiramente, não deixar sua escova deitada encima de superfícies, por isso após o uso passe sob água corrente e a guarde em pé;
  • Além disso, o ideal é que no compartimento que você guarda sua escova tenha uma tampa, de modo que sua escova vai estar ainda mais protegida dos microorganismos;
  • Ademais, em viagens, adquira uma caixa de plástico para guardá-la e assim evitar que as cerdas sejam amassadas com a restante da bagagem.

Fio dental na Higiene Bucal

O fio dental é importante para manter a gengiva saudável e prevenir doenças periodontais. Isso porque na hora da escovação a escova não consegue alcançar todas as superfícies dos dentes, como o pequeno espaço entre os dentes. Dessa forma o fio dental é a melhor maneira de remover qualquer partícula de comida e sujeira. Além disso vai prevenir placas bacterianas, cáries, gengivites e o mau hálito.

• Qual tipo de fio dental é o ideal?

O fio dental deve ser fino e macio para não machucar a gengiva. Além de que deve deslizar facilmente entre os dentes de modo a fazer movimentos a fim de “lustrar” os dentes.

Nesse vídeo a Dra. Simone Archetti vai dar algumas dicas sobre manutenção da escova dental.